Pérolas! Sempre na moda. Conheça sua origem.

História e Uso das Pérolas - Parte I (Origem)

Código C032

Qual mulher não é apaixonada por pérolas?

Adereços com pérolas são utilizados a milhares de anos, sendo objeto de desejo de muitos e são sinônimo de riqueza, elegância e poder.

São usados tanto por mulheres clássicas até as mais antenadas.

Pesquisando na internet, encontrei várias matérias interessantes e as informações são inúmeras. Então ao invés de fazer apenas um post sobre o assunto, farei alguns para pode detalhar um pouco melhor e também deixarei alguns links para quem quiser conhecer mais sobre o assunto.

Sou apaixonada por pérolas, mas tenho medo de usar, assim confecciono algumas peças usando um material muito parecido, a chamada pérola de vidro. São mais acessíveis, bonitas e imitam bem.
Neste post falarei sobre como nasce uma pérola, afinal ela tem origem animal, sabia?

A pérola é o resultado de uma reação natural de um molusco contra invasores externos.


Imagem - vide Fontes
Estes invasores ao entrarem no molusco desencadeiam seu sistema de defesa, que o ataca com uma substância chamada nácar ou madrepérola.
Esta substância é depositada sobre o invasor em camadas concêntricas e cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida.  

Se o invasor é total e uniformemente coberto, gera pérolas esféricas, que são as mais valiosas. Porém o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga, portanto, mais irregular, menos perfeita e menos valiosa.
Na natureza este processo é raro e demorado, mas no início do século XX, os japoneses inventaram um modo de acelerar o processo introduzindo uma pequena bola de madrepérola, já com ¾ do tamanho final desejado.

Sua cor pode variar conforme o ambiente e conforme substâncias presentes na água - as cores mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta. 


Imagem - vide Fontes

São vários os tipos de pérolas: a Akoya (pérola japonesa), a South Seas (são maiores e mais valiosas que as demais), Barrocas (formato irregular), Blister (possui mais camadas de madrepérolas), Mabes (formatos especiais semi-esférico, coração, gota, oval e outros) e as Pérolas de Água Doce.

A pérola é a única gema de origem animal e já vem pronta, não sendo necessário polimento ou lapidação. Ou seja, é bela naturalmente ...

Os próximos posts serão sobre a História e Curiosidades, Dicas de Uso e Como conservar. Em todos estes poste também deixarei fotos das peças que tenho disponível para venda. Se quiser acessar agora, acesse este link do álbum de fotos.

Um super beijo e até o próximo post.

Sonia

Conheça meus blogs:
*Entre dicas e delícias* - dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - conheça minha vitrine virtual de bijuterias artesanais ou diretamente o meu blog. Assista ao vídeo


2 comentários:

Obrigada pela sua visita. Este espaço é para que deixem suas críticas, elogios ou sugestões. Seus comentários serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...