Dica - Como se proteger de alergia a Bijuterias

Brincos B015
Olá, pessoal.

A matéria de hoje é sobre alergias.

Algumas pessoas ficam com a pele irritada ao usar bijuterias. Como não tenho este problema, fui pesquisar como a alergia é desencadeada e como evitar.

Descobri que, além das bijuterias, algumas pessoas também desenvolvem alergias com jóias e peças banhadas a ouro. Isto ocorre porque estas peças contêm ligas de metais que podem incluir cromo, estanho, níquel, ródio, platina ou paládio, de acordo com a cor e formato que se quer obter. Qualquer substância desta pode desencadear a alergia, mas o maior vilão é o níquel.

Mas o que exatamente desencadeia a alergia? 

Segundo estudos, cerca de 10% das mulheres possuem alergia a algum tipo de material. O corpo considera que este material é perigoso e começa a produzir anticorpos, deixando a pele vermelha, irritada e inchada. É a chamada Dermatite de Contato.

Nesta situação deve-se suspender de imediato o uso do agente causador e providenciar os devidos cuidados no local afetado. Caso contrário ocorrerão feridas que podem evoluir para uma indesejável inflamação (bolhas doloridas com pus e sangue). No caso de brincos, a pior das hipóteses pode ser que o furo da orelha rasgue sendo até necessário uma pequena intervenção cirúrgica.
Pulseira P006
Ou seja, para poder usar livremente suas jóias e demais acessórios tenha a certeza que eles são isentos de qualquer material alérgico para você, pois mesmo a menor quantidade deste material poderá desencadear todo o processo. 

Uma sugestão é comprar peças de aço cirúrgico, titânio ou platina. Infelizmente mais difíceis e caros de encontrar...

As pessoas sensíveis podem desenvolver alergias em qualquer parte do corpo, tais como pescoço, pulso, braço, etc., mas o uso de brincos é o que provoca a alergia mais comum. 

Então vamos considerar que você amou aquele brinco e quer usar de qualquer forma. Neste caso a dica é passar em toda a área de contato com a orelha (pino, tarracha, etc.) um esmalte incolor, o qual formará uma fina camada de proteção por algum tempo. Mas lembre-se, isto é apenas paliativo e você precisará tirar os brincos o quanto antes. Além do fato que o esmalte também pode desencadear algum tipo de alergia...

Conjunto C048
Eu ainda não tenho peças produzidas em material antialérgico então, enquanto isto, fico adepta ao uso de esmalte incolor nas bases de meus brincos.
Como a alergia é ocasionada, na maioria das vezes, por metais, então recomendo evitar o uso de qualquer acessório com este material e abusar no uso de colares e pulseiras produzidas em contas, pérolas, pedras diversas, madrepérolas, etc. 

Existem várias pomadas cicatrizantes, a base de corticóide ou anti-histamínicos, que são recomendadas para passar nas feridas. Muitas usam também estas pomadas nas peças e dizem que é a salvação, pois tratam a pele e evitam a alergia. Deve ser passado em toda a superfície de contato com a pele e também na pele, maaaaassss não vou passar os nomes aqui. O melhor é que você consulte seu médico para que ele te recomende a melhor pomada para o seu caso.

Texto: Sonia Pedreiro 
Fontes: Sites Oficina da Moda e Adoro Jóias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Este espaço é para que deixem suas críticas, elogios ou sugestões. Seus comentários serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...